Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Arroz com suã: prato típico da culinária goiana

| Imprimir |

A carne de porco chegou no Brasil pelas mãos dos portugueses e dos espanhóis que trouxeram exemplares de raças que usavam na Europa. Tratava-se de raças naturais e primitivas.

Hoje a situação é diferente, no Btasile temos diversas raças que ao invés de milho, trigo e de tudo que encontravam pela frente até restos de comidas os animais passaram a ser alimentados com rações balanceadas. O resultado é um animal mais magro com 30% menos gordura quando comparado com as raças mais antigas. E mais: uma carne saborosa e excelente fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e potássio.

O que é suã?

A suã nada mais é do que a coluna vertebral do porco. Nela encontra-se uma pequena parte do lombo. Na região Centro-Oeste o suã vem com pouca carne e é muito usado para preparar um prato típico: o arroz com suã. Conheça esta receita preparada com o azeite de oliva espanhol.

Arroz com suã

Rendimento: 8 porções de 290 g
Tempo de preparo: 40 minutos (exige preparo antecipado de 12 horas para o suã tomar gosto mais 1h35 minutos de cozimento)

Ingredientes

  • 1 kg de suã de porco
  • 2 colheres (sopa) de alho amassado. 22 g
  • 1 maço médio de salsinha amarrado. 90 g
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão . 30 ml
  • 2 pimentas-malaguetas em conserva
  • 2 xícaras (chá) de arroz . 400 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
  • Sal a gosto

Modo de Fazer

  1. Lave o suã de porco, seque com toalha de papel, tire as aparas, corte em fatias transversais e coloque-o em uma tigela grande. Reserve.
  2. Descasque os dentes de alho, amasse (ou passe por um espemedor, meça 2 colheres das sopa e reserve.
  3. Lave a salsinha em água corrente, seque com toalha de papel e amarre o maço com um barbante. Reserve.
  4. Coloque em uma tigela o alho, o suco de limão, a pimenta e o sal. Misture bem até obter uma pasta. Esfregue o suã com esta pasta e disponha na superfície o maço de salsinha. Cubra a tigela com filme plástico. Deixe o suã tomar gosto de um dia para o outro dentro da geladeira.
  5. No outro dia, lave o arroz e deixe escorrer sobre uma peneira.
  6. Aqueça o azeite de oliva em uma panela, junte o suã (sem o maço de  salsinha) e frite por 15 minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Durante este tempo vá adicionando um pouco de água. No final do cozimento a carne da suã deverá estar bem macia. Vá adicionando um pouco de água de vez em quando e deixe cozinhar por 30 minutos ou até ficar macio. Aumente o fogo.
  7. Junte o arroz e refogue, mexendo de vez em quando, por mais 4 minutos. Misture 4 xícaras (chá) de água fervente e acerte o sal. Deixe no fogo por mais 5 minutos ou até ferver. Abaixe o fogo.
  8. Acerte o sal, tampe a panela parcialmente e deixe cozinhar por mais 20 minutos ou até o arroz ficar al dente. Retire do fogo e sirva em seguida.

Valor nutricional por porção
560 calorias; 46,5 g de carboidratos; 25 g de proteínas; 29,5 g de gorduras totais (9,5 g de saturada, 15 g de monoinsaturada e 2,5 g de poliinsaturada); 90 mg de colesterol; 2 de fibras; 14,5 mg de ferro; e 218 mg de cálcio.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções