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A vitamina E pode proteger o seu coração

A vitamina E, encontrada no germe de trigo, azeite de oliva, gema de ovo e abacate, é considerada um potente antioxidante, reduz os sintomas da TPM e protetor de distúrbios neurológicos. Mais recentemente, ela ganhou um novo atributo: o de proteger o coração, graças à sua capacidade de reduzir os altos níveis de proteínas causadoras de inflamação, que contribuir para as doenças cardíacas.

Esta descoberta aconteceu quando cientistas do Centro Médico Southwestern da Universidade do Texas, em Dallas (EUA) estavam estudando o efeito da vitamina E nas complicações mais comuns em pacientes com diabete do tipo 2, como as doenças cardíacas e o derrame. O resultado mostrou que não os diabéticos como as pessoas saudáveis apresentaram o mesmo benefício com o suplemento da vitamina E.

Para entender a ação da vitamina E: os indivíduos com doenças cardíacas apresentam elevados níveis da proteína C-reativa (CRP) e o da interleucina-6 (IL-6), o que indica um maior risco de enfarto. Os estudos mostraram que a vitamina E fornecida aos diabéticos afetam os níveis destas duas proteínas: reduzindo em 30% a proteína C-reativa e 50% a interleucina-6.

Recomendação: a suplementação com a vitamina E é mais uma opção para reduzir os riscos de aparecimento de doenças cardiovasculares.

A vitamina E e o azeite de oliva

A IDR (Ingestão Diária Recomendada) de vitamina E para adultos (segundo a Secretária de Vigilância Nacional, do Ministério da Saúde) é de 10 mg de alfa-tocoferol ou 10 alfa-tocoferol equivalente. Para atender estas necessidades não pode faltar na alimentação os óleos vegetais. O melhor é escolher o azeite de oliva que ao mesmo tempo fornece vitamina E e ajuda a controlar as taxas de colesterol.

Uma boa receita para o seu coração
Para deixar a sua vida mais saudável, com boa dose de vitamina E, fibras e gordura monoinsaturada e com baixas quantidade de colesterol a Casa do Azeite criou uma receita especial. Trata-se do "Pão de abacate com azeite de oliva espanhol". Nele você encontrará 50% das necessidades de vitamina E que seu corpo precisa e para deixar o seu coração mais protegido.

Vamos à receita - Pão de abacate com azeite de oliva espanhol

Coloque no copo do liquidificador 8 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol (80 g), 2 xícaras (chá) de abacate só polpa amassada (500 g), 3 ovos (150 g), 1 colher (chá) de sal (2 g) e 6 colheres (sopa) de açúcar. Bata até obter um creme e reserve. Em uma tigela dissolva 2 tabletes de fermento biológico (30 g) em ½ xícara (chá) de leite (120 ml). Misture 2 colheres (sopa) de açúcar (24 g) e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo (30 g). Tampe a tigela e deixe o fermento crescer por 30 minutos ou até dobrar de volume. Em seguida, junte o abacate batido e misture. Aos poucos, vá adicionando 8 xícaras (chá) de farinha de trigo (960 g) e 5 colheres (sopa) de germe de trigo (15 g). Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos ou até ficar lisa e soltar das mãos. Unte a massa com 1 colher (sopa) de azeite de oliva espanhol (10 g), coloque de volta na tigela, cubra-a e deixe a massa crescer, em local aquecido, por 20 minutos ou até dobrar de volume. Em seguida, molde a massa fazendo 18 bolinhas e arrume-as em 2 assadeiras grandes untadas com. Deixe espaço entre eles, tampe a assadeira e deixe crescer por 20 minutos, em local aquecido. Leve para assar em forno médio (200 C), preaquecido, por 30 minutos ou até os pãezinhos dourarem.

Rende 18 pãezinhos

Cada pãozinho tem: 265 calorias; 46,5 g de carboidratos; 9,5 g de proteínas, 6,5 g de gorduras totais (1,5 g de saturada, 3 g de monoinsaturada e 1 g de poliinsaturada); 36 mg de colesterol; 8,5 g de fibras; 2,5 mg de ferro; 35 mg de cálcio e 5 mg de alfa-tocoferol

 

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