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Lanche: bandido ou mocinho?

Normalmente quando pensamos em lanches o que nos vem à cabeça é um cheese-salada transbordando de maionese ou um bauru com o queijo escorrendo para fora do pão, ou ainda, um beirute completo, daqueles que vêm cheio de recheio que só conseguimos comer com o auxílio dos talheres. Mas os lanches não precisam ser necessariamente sanduíches tão calóricos...

É possível elaborar lanches com menos calorias, saborosos e que são bem vindos no meio da tarde quando sentimos uma fome.

 

Lanche e sanduíche: qual a diferença?

Sabiam que lanche não é sinônimo de sanduíche? Lanche é um momento no qual paramos (ou deveríamos parar) para comer alguma coisa, que pode ser um sanduíche, um copo de leite, um pedaço de bolo, enfim, um lanche pode ser o que tivermos vontade de comer naquele momento de fome imprevista.

Já que falamos de sanduíche, vamos contar como ele surgiu. A idéia original foi criada por John Montague, IV Conde de Sandwich. Segundo conta a história, o Conde de Sandwich era um jogador inveterado, que não queria deixar as cartas nem para se alimentar. Então, nos seus momentos de fome, pedia que carne fria fosse colocada no meio de duas fatias de pão tornando assim mais fácil comê-la e, ao mesmo tempo, permitindo que ele continuasse o jogo. Acabaram por batizar aquele novo método de comer como sandwich em homenagem ao seu criador.

 

Calorias x Lanches: como conciliar?

Outro grande problema enfrentado pela maioria das pessoas no momento de se fazer um lanche é que sempre temos à mão produtos calóricos na hora da fome. Para resolver isso, no momento de elaborar a lista de compras para a sua casa inclua, por exemplo, queijos brancos no lugar dos amarelos, peito de peru no lugar de salames e outros embutidos, requeijão light ao invés do comum. Coloque também cenoura e salsão para cortar em palitos e deixar na geladeira para quando você quiser beliscar alguma coisa, pães light no lugar dos comuns. Retire da lista bolachas recheadas, chocolates e balas se você for daquelas pessoas que não conseguem comer um só, que precisam ver o fim do pacote para ficar satisfeito.

Como prevenir os ataques de fome

Uma dieta equilibrada deve ter de cinco a seis refeições por dia, de modo que não se permaneça mais de quatro horas sem comer. Seguindo um bom planejamento alimentar e não pulando nenhuma refeição, o nível de açúcar do sangue se mantém estável, dando uma agradável sensação de bem estar.

Quando você almoça e fica mais de 5 horas sem comer, a probabilidade de ocorrerem os ataques de fome aumenta muito. Isso acontece lá pelas cinco e meia da tarde, resultando nos ataques aos pacotes de biscoitos, chocolates, doces e salgadinhos fritos.

Para evitar tais ataques planeje para o seu dia-a-dia um lanche 3 horas após o almoço. O melhor é comer antes de você se sentir faminto. Dessa maneira, o volume para lhe satisfazer é menor e não há a ingestão de calorias em excesso.

Fazer um lanche no meio da tarde não só previne as sensações desagradáveis de fome, como evitam o ataque aos doces, situação normal quando uma pessoa se sente esfomeada. O melhor é optar por um lanche nutritivo, sem muitas calorias e com fibras, dando a sensação de saciedade para não atacar os biscoitos e doces nem chegar faminto ao jantar e comer muito mais do que necessário.

 

Lanches saudáveis, ricos em fibras e com azeite de oliva espanhol

As fibras são substâncias encontradas nos vegetais que não são digeridas pelo organismo. Trata-se de compostos químicos complexos fundamentais para o bom funcionamento do intestino, que participam da absorção dos carboidratos, alteram a captação de alguns minerais do intestino e agem de forma positiva na manutenção dos níveis de colesterol.

Seja em casa ou na rua, podemos estar nos deliciando com lanchinhos saudáveis, ricos em fibras e com o sabor inigualável do azeite de oliva espanhol. Vamos dar algumas dicas:

1.      Leve ao escritório alguns palitos de cenoura, salsão e pepino temperados com sal, orégano e azeite de oliva espanhol para quando a fome apertar.

2.      Prepare um potinho com tomates-cereja temperados com azeite de oliva espanhol e sal também é uma ótima saída.

3.      Opte por um restaurante por quilo para um almoço rápido. Sirva-se de um belo prato de salada e tempere com azeite de oliva espanhol, suco de limão e sal. Uma solução simples e barata;

4.      Elabore sanduíches em casa e leve ao trabalho ou escola. Procure usar sempre alimentos ricos em fibras e pobres em gorduras, que lhe darão mais saciedade e engordam menos.

5.      Inclua nos lanches, para varia, frutas secas. São excelentes fontes de fibras.

 

Sanduíche nutritivo e saboroso

Para você não perder a forma nem abrir mão de um delicioso sanduíche elaboramos uma preparação nutritiva, totalmente vegetariana, rica em fibras e vitaminas e regada, com o azeite de oliva espanhol, é claro!

Conheça nossa receita

Sanduíche de berinjela

 

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