Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

O que é alimento funcional?

Se alguém nos perguntasse qual é a função dos alimentos, a primeira resposta que viria à mente é o de matar a fome. Ou, dito de outra forma, fornecer a energia e os demais nutrientes necessários para a manutenção e o desenvolvimento do organismo (função nutritiva). Pensando um pouco mais, lembrariamos sem duvida, do prazer que alimentos apetitosos despertam (função sensorial) e também da alegria de reunir pessoas queridas ao redor de uma mesa farta (função social). Mas, apesar de ervas e uguentos participarem do cotidiano humano desde os tempos imemoriais, poucos se lembrariam da capacidade de alguns alimentos tem de prevenir e curar doenças.

A capacidade curativa dos alimentos cada vez mais desperta o interesse da comunidade científica. Hoje existe uma categoria de alimento, chamados funcionais    FOSHU-Foods for Specified Health Use, em inglês  , que apresentam substâncias bioativas, com a capacidade de manter ou melhorar a saúde de seus consumidores. Os primeiros a estudá-los consistentemente, desde 1985,  foram os japoneses, mas hoje existem pesquisas em todo mundo, cuja função é comprovar ou negar efeitos benéficos específicos de alimentos funcionais.

No Brasil vige legislação própria para alimentos funcionais

 

Fontes alimentares de substâncias bioativas

Com os alimentos funcionais não significa que é preciso abandonar a dieta equilibrada e saudável. Nada disso é preciso ao mesmo tempo suprir as necessidades de energia, com alimentos de todos os grupos e incluir os alimentos funcionais. São nestes alimentos é que se encontram as substâncias bioativas. Desta maneira é possível prevenir doenças com uma alimentação equilibrada e saborosa.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções