Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

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Alimentos funcionais e substâncias bioativas

Veja a seguir as substâncias bioativas, as suas fontes alimentares e os benefícios de cada uma delas.

Alimentos funcionais e substâncias bioativas

Alimentos funcionais

Substâncias bioativas

Efeitos

Azeite de oliva, berinjela, brócolis, cenoura, chás, cítricos, grãos, morango, pimenta, repolho, salsinha verde, tomate e uva

Ácido fenólico

Aumenta a atividade enzimática e a absorção de nutrientes. Inibe a formação de nitrosaminas.

Linhaça; óleo de canola, peixes de águas frias com alto teor de gordura e nozes

Ácidos graxos ômega 3 e 6

Aumenta a defesa do organismo e inibe a produção de estrogênio (hormônio sexual feminino)

Frutas e verduras

Bioflavonóides

Apresenta uma atividade antioxidante

Chá verde e preto, morango e uva.

Catequinas

Apresenta atividade antioxidante e previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Açafrão e cominho

Curcumina

Protege contra os agentes cancerígenos do cigarro.

Legumes da família das crucíferas (brócolis, repolho, couve e couve-flor)

Genesteína

Inibe o aparecimento e o crescimento de tumores.

Legumes da família das crucíferas (brócolis, repolho, couve e couve-flor) e folha de mostarda

Indol

Aumenta a ação das enzimas protetoras contra a câncer.

Leguminosas (soja, feijão, amendoim, ervilha, lentilha, grão-de-bico, fava)

Isoflavonas

Reduz as enzimas carcinogênicas e reduz os efeitos da menopausa

Rábano, mostarda e rabanete

Isotiocianato

Estimula a produção de enzimas protetoras do organismo e inibe a ação dos radicais livres.

Tomate, goiaba e melancia

Licopeno

Pigmento com ação antioxidante, que protege contra câncer de próstata.

Frutas cítricas (laranja, lima, tangerina, limão e grapefruit)

Limonóides e terpenos

Estimula as enzimas protetoras contra o aparecimento de câncer e ajuda a reduzir a taxa de colesterol.

Manjericão, cítricos e brócolis

Monoterpenos

Antioxidante e auxilia a atividade de enzimas protetoras.

Casca de uva, vinho tinto e branco

Quercetina

Inibe a mutação celular e a formação de carcinógenos, coágulos e inflamações.

Alho e cebola

Sulfetos alílicos

Estimula a produção de enzimas protetoras e do aparecimento de doenças cardiovasculares

Preparações ricas em alimentos funcionais

É fácil incluir alimentos funcionais no seu dia-a-dia, basta selecioná-los e usar no preparo de saladas e sopas. Com estes pratos é possível incluir mais 5 alimentos funcionais por vez, mas não se esqueça do azeite de oliva espanhol, que mais do que funcional é saboroso.

 

Conheça nossas receitas

 

Salada de grão-de-bico

Salada de feijão jalo com almeirão

Molho de tomate com laranja

 

 

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