Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Os benefícios do azeite de oliva para o perfil lipídico do sangue

Um estudo conduzido pelo Instituto de Lipídios em Sevilha, na Espanha, usando em 22 indivíduos humanos para determinar os efeitos de dietas enriquecidas com azeite de oliva ou óleo de girassol com alta concentração de ácido oléico (ácido graxo monoinsaturado) na composição triacilglicerídica de lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL). Ambos os óleos apresentam uma composição de ácidos graxos monoinsaturados (MUFA) similar, mas diferem na composição de triacilgliceróis.

Na primeira parte do estudo os participantes receberam uma dieta rica em carboidratos e pobre em gorduras. A partir de então passaram a consumir o azeite de oliva e o óleo de girassol, representando 40% da energia total da dieta.

As dietas ricas em azeite e óleo de girassol enriquecido em ácido oléico resultaram em um aumento significante em ácidos palmitoleico, oleico e eicosanóides. Em adição, a dieta de óleo de girassol enriquecido em ácido oléico aumentou o conteúdo de ácido esteárico e de ácidos graxos saturados.

Ambas as dietas ricas em MUFA's diminuíram significantemente o conteúdo de sn-glicerol-palmitato-linoleato-oleato, sn-glicerol-palmitoleato-dioleato e sn-glicerol-trioleato. A ingestão de azeite de oliva, em particular, diminuiu de maneira significantiva o conteúdo de sn-glicerol-tripalmitato e aumentou o conteúdo de triacilgliceróis e ácido araquidônico.

Em adição, o azeite de oliva, mas não óleo de girassol rico em ácido oléico, contribuiu para triacilgliceróis de VLDL que contêm ácidos alfa-linoléico e docosahexaenóico acilados na posição sn-2. Essas informações sugerem que diferenças na composição de triacilgliceróis de VLDL são importantes para explicar os efeitos benéficos do azeite na redução de riscos aterogênicos em pessoas saudáveis.

Referência
RUIZ-GUTIÉRREZ, V.; MORGADO, N.; PRADA, JL et al. Composition of human VLDL triacylglycerols after ingestion of olive oil and high oleic sunflower oil). J. Nutr.128: 570-6,1998.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções