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Poliinsaturados e peroxidação

Um dos fatores mais aterogênicos que se conhece é a oxidação das LDL. É por isso, que o principal objetivo no tratamento ou na prevenção das doenças cardiovasculares é diminuir os níveis destas lipoproteínas. Como visto, o tratamento tradicional da hipercolesterolemia é o uso de dietas, cuja gordura tenha maior proporção de ácidos graxos poliinsaturados. Contudo, esses ácidos são substratos para a oxidação, o que leva ao questionamento sobre uso de gorduras, fontes de poliinsaturados, no tratamento e na prevenção da aterosclerose15.

O enriquecimento das dietas com ácido oléico (monoinsaturado), como visto diminui as LDL e, por isso, considerada antiaterogênica. Mas não é só isso. Os monoinsaturados produzem uma LDL mais resistente a alterações por oxidação. Veja na Figura 4a ação do azeite de oliva na inibição da oxidação das LDL e, consequentemente, na menor formação dos ateromas.

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Figura 4 - Efeito protetor do azeite de oliva na oxidação da LDL

Além dos monoinsaturados, nutrientes antioxidantes como a vitamina E e C e o selênio, têm efeito antiaterogênico. Pois eles estimulam a síntese de enzimas que inibem a oxidação das gorduras, fator determinante na menor aterogênese. Foi demonstrado que baixos níveis séricos de antioxidantes estão associados com a uma acelerada formação dos ateromas e com a instalação de doenças cardiovasculares. A dieta ideal, para prevenir essas doenças é:

  1. Reduzir a gordura total da dieta.
  2. Reduzir a proporção de gordura saturada na dieta.
  3. Aumentar o consumo de azeite, ou seja, de ácidos monoinsaturados.
  4. Aumentar o consumo de frutas e de legumes, fontes de antioxidantes.

Compreenda a peroxidação lipídica

A peroxidação lipídica é uma série de reações químicas envolvendo a deterioração oxidativa dos ácidos graxos poliinsaturados, que pode romper as estruturas celulares e destrui-las. A conseqüência é o surgimento de inúmeras doenças, como por exemplo alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. E como preveni-las? A recomendação é aumentar a ingestão de alimentos ricos em nutrientes antioxidantes e de gorduras fontes de monoinsaturados, como o azeite de oliva.

Iniciação e prevenção da peroxidação

A iniciação e a propagação da peroxidação lipídica são mediadas pelos radicais livres, moléculas muito reativas que têm um elétron não pareado. Esses radicais são formados, normalmente, durante o metabolismo e são neutralizados pelos antioxidantes. Outros geradores de radicais livres são as células fagocíticas (macrófagos e monócitos) durante os processos infecciosos. Os radicais livres causam danos, na maioria das vezes irreversíveis, em biomoléculas, como os ácidos graxos, as proteínas e os ácidos nucléicos. E, ainda, iniciam o processo de peroxidação lipídica.

A ação dos radicais livres nos ácidos graxos poliinsaturados é maior do que nos monoinsaturados. Pois é mais fácil, para as moléculas reativas como o O2, extrair um átomo de hidrogênio dos ácidos graxos poliinsaturados e ficar com um elétron não pareado (formação do radical livre) do que extrair dos monoinsaturados. Depois que as moléculas reativas extraem um elétron, as reações se propagam em cadeia. E os antioxidantes (veja Tabela 7) são os únicos que podem detê-los. Pois eles são potentes inibidores da peroxidação de lipídeos, quando incorporados nas membranas celulares. E para melhorar a situação é aconselhado usar na dieta gorduras que tenham maior concentração de monoinsaturados que poliinsaturados. Esse é um dos fatores que têm levado os estudiosos da área de nutrição a sugerir o consumo de azeite de oliva como fonte de monoinsaturados.

Tabela 7 - Fontes de antioxidantes
Vitamina E Vitamina C Beta Caroteno Selênio
amêndoa abacaxi abóbora carnes
abacate acerola agrião castanha-do-pará
amendoim agrião batata-doce couve
amora caju brócolis espinafre
avelâ couve-flor cenoura leite
azeite de oliva goiaba couve mariscos
castanha-do-pará laranja damasco peixe
cereais integrais limão espinafre queijo
gérmem de trigo morango mamão vísceras
óleo de fígado de bacalhau salsão melão
pão integral pimentão pêssego
repolho tangerina tomate
 

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