Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Leite materno: saúde pura

Até o sexto mês, o único alimento que o bebê deve receber é o leite materno. Não há necessidade de suplementar com água, suco ou chá. O leite materno supre o organismo do bebê com todos os nutrientes necessários para garantir o seu crescimento e desenvolvimento. Além disso, tem função imunológica fornecendo importantes anticorpos que defendem o organismo da criança contra diversas doenças, principalmente as infecciosas. Daí a importância de oferecer ao bebê o colostro - leite produzido nos primei-ros dias pós-parto -, que contém grande concentração de anticorpos acumulados pela mãe durante a vida toda. Uma outra função primordial do leite materno é o fornecimento de gorduras especiais chamadas LC-PUFAs (ácidos graxos de cadeia muito longa), as quais os recém-nascidos não são capazes de sintetizar e que são fundamentais no amadurecimento do seu sistema nervoso e visual.

Além de todas essas vantagens nutricionais, o aleitamento natural é bem mais econômico e exerce um importante papel no desenvolvimento psicológico dos bebês.

10 dicas para você amamentar corretamente

1. Durante a gravidez, prepare a mama para o aleitamento. Para evitar as fissuras e rachaduras, esfregue com uma toalha nos mamilos, após o banho, ou tome sol nas mamas por 15 minutos. Isso vai fazer com que eles se tornem mais resistentes.

2. O bebê deve mamar o quanto quiser e na hora que desejar. Cada criança tem seu próprio ritmo de sono e crescimento. Por isso é preciso respeitá-lo quando não tem fome.

3. A mãe necessita de um ambiente tranquilo para amamentar a criança. O estresse e a ansiedade podem prejudicar o aleitamento.

4. O bebê deve ser levado ao peito logo após o parto. Mesmo não sugando muito nas primeiras mamadas, essa atitude vai ajudar na produção de leite da mãe.

5. Dê primeiro um peito de cada vez e esvazie-o completamente. Saiba que o leite do final da mamada é mais rico em gorduras, nutriente importante para o bebê.

6. Não deixe o bebê deitado enquanto mama. Esta posição pode causar otite (infecção no ouvido). O ideal é deixar a cabeça mais alta que o corpo.

7. Para produzir a quantidade suficiente de leite, a mãe precisa de uma alimentação variada e muito líquido (água, chá, suco ou leite).

8. O banho diário é suficiente para higienizar as mamas. O uso de qualquer produto para limpar o peito antes ou após as mamadas resseca a pele e pode causar o aparecimento de fissuras.

9. Os mamilos com fissuras ou rachaduras devem ser lavados com água e sabão. Nada de usar pomadas, álcool, ervas ou água boricada. Isso pode agravar ainda mais o quadro e desestimular o aleitamento.

10. O leite materno é um vínculo entre mãe e filho que nunca será esquecido. Por isso, torne esse momento o mais prazeroso possível.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções