Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Lanches para escola

A partir dos dois anos, um número significativo de crianças começa a frequentar a pré-escola. E é nessa fase que o lanche entra em cena, ou seja, pelo menos uma refeição é feita fora de casa. Os pais precisam ficar atentos à isso para evitar desvios na educação alimentar iniciada no lar.

O lanche da escola deve acompanhar o hábito alimentar da família. A criança que estava acostumada com lanches, sucos, frutas, bolos ou pães e passa a levar para a escola refrigerantes, biscoitos recheados ou salgadinhos muda completamente o padrão alimentar e altera o equilíbrio nutricional no final do dia.

Outro cuidado a ser tomado com o lanche da meninada é em relação aos alimentos perecíveis. Na lancheira da criança não deve conter alimentos que precisam de refrigeração, como o leite, queijo e iogurte.

Escolhendo o lanche da escola.

Prepare, junto com a criança, o lanche da escola. Com certeza seu filho vai ficar mais motivado a aceitá-lo. A criança pode, por exemplo, gostar de suco de goiaba, mas se por algum motivo, um dia ela resolve querer o suco de cajú, se sentirá valorizada por ter participado da troca. Saiba também que crianças não gostam de surpresas. Portanto, ela não vai comer o lanche que não gosta, mesmo que esteja com fome. Pergunte a ela se gostaria de levar um lanche para um amiguinho, é uma atitude saudável que estimula a sociabilização da criança.

Varie, na medida do possível, o lanche do seu filho. Não deixe a alimentação dele se tornar monótona, mude sempre a bebida, os biscoitos, pães e frutas. Assim como as refeições, os lanches devem ser atraentes e com boa apresentação. Tome cuidado na forma de embalar os alimentos para não esfarelar, amassar ou desmanchar. Esse tipo de descuido, que muitas vezes passa desapercebido pelas mães, faz a criança rejeitar o alimento. Um delicioso bolo, muito apreciado pela criança, pode se tornar repugnante se amassar ou esfarelar na lancheira. Nesse caso, uma boa saída é utilizar a embagem de alumínio.

Orientações para elaborar o lanche da escola

  1. Frutas picadas estimulam o apetite das crianças.
  2. Use leite e achocolatados em caixinhas longa vida, são mais práticos e não necessitam de refrigeração.
  3. Os sucos de frutas podem ser naturais ou em caixinhas longa vida.
  4. Faça pães e biscoitos caseiros, congelê-os e vá usando aos poucos. Assim a criança terá produtos saudáveis e saborosos.
  5. Para rechear os pães, prefira a geléia e o requeijão.
  6. Outra boa opção para os lanches da escola são os bolos. Esses alimentos têm a vantagem de conter vários nutrientes num só item.
 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções