Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

O azeite de oliva e o estresse oxidativo e a produção dos metabólitos do ácido araquidônico

Já se conhece o efeito protetor ou mesmo preventivo nas doenças cardiovasculares e inflamatórias, mas pouco é conhecido sobre o papel do azeite de oliva em relação a esse efeito.

Para avaliar esse aspecto foi estudado a influência do azeite de oliva, óleo de milho e óleo de peixe adicionados na dieta habitual na produção do superóxido e óxido nítrico encontrados nos macrófagos, células brancas acionadas para defender o organismo dos processos inflamatórios. E mais: o efeito destas gorduras na liberação de ácido araquidônico e prostaglandinas, substâncias diretamente relacionada com os processos inflamatórios.

Os resultados mostraram que o azeite de oliva e o óleo de peixe aumentaram a produção do óxido nítrico (NO) e diminuíram a mobilização do ácido araquidônico e da produção das prostaglandinas E2,. Foi mostrado que somente o azeite de oliva oferece um efeito benéfico adicional pelo aumento da produção da razão NO/ O2.

Estes dados significam que o consumo habitual do azeite de oliva reduz o estresse oxidativo, que por sua vez diminui o risco de doenças cardiovasculares e de processos inflamatórios.

Referência

MORENO,JJ;CARBONELL,T;SANCHEZ,S;MIRET;S and MITJAVILA;T. Olive Oil Decreases both Oxidative Stress and the Production of Arachidonic Acid Metabolites by the Prostaglandin G/H Synthase Pathway in Rat Macrophages. Journal of Nutrition;131:2145-2149;2001.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções