Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Absorção de fenóis a partir do azeite de oliva

Os estudos em animais sugerem que os as substâncias fenólicas (oleuropeína, aglicona-ligstroside, hidroxitirosol e tirosol) encontradas no azeite de oliva têm efeito antioxidante , que por sua vez age no organismo protegendo-o do aparecimento de doenças cardiovasculares e o câncer.

O principal objetivo desse estudo foi demonstrar como se dá o metabolismo dos fenóis em humanos. Para tanto foi estudado a absorção dos fenóis em oito indivíduos saudáveis com ileostomia (situação em que a alimentação é levada diretamente ao íleo). E mais foi medido a excreção em 12 voluntários.

Os indivíduos consumiam três diferentes suplementos contendo 100 mg de fenóis obtidos azeite de oliva. Um outro grupo recebeu substâncias fenólicas obtidas de outras fontes.

Os resultados mostraram que os fenóis obtidos a partir do azeite de oliva são bem absorvidos pelo organismo e, em seguida, modificados.

Conclusão: o azeite de oliva tem um efeito protetor como antioxidante.

 

Referência bibliográfica

Maud N. Vissers, Peter L. Zock, Annet J. C. Roodenburg, Rianne Leenen and Martijn B. Katan. Olive Oil Phenols Are Absorbed in Humans. J. Nutr. 132:409-417, 2002.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções