Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Gordura monoinsaturada e oxidação das LDL

A modificação oxidativa da LDL (lipoproteína de baixa densidade) tem um importante papel no desenvolvimento da aterosclerose . As modificações da dieta que aumentam a resistência da LDL em oxidar diminuem o risco do aparecimento desta doença. Por outro lado, tanto o ácido graxo monoinsaturado (MUFA) como o ácido graxo poliinsaturado (PUFA) ajudam a reduzir a taxa de colesterol no sangue, quando substituem o ácido graxo saturado (SFA) da dieta.

Alguns estudos têm mostrado que a LDL enriquecida com MUFA é menos suscetível a oxidar do que quando enriquecida com PUFA. A principal fonte de MUFA da dieta é o azeite de oliva.

Uma dieta com maior proporção de ácido graxo monoinsaturado (MUFA) é uma alternativa em diminuir a taxa de colesterol do sangue, mas pouco ainda se sabe do efeito deste ácido graxo em reduzir a suscetibilidade em oxidar das LDL. A partir desta premissa foi desenvolvido um estudo conduzido pela dra Rebecca L. Hargrove da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. Nele foi avaliado o efeito das dietas com baixo ou elevado nível de gordura monoinsaturada na diminuição da oxidação das LDL.

Nesta pesquisa foi estudado o consumo, por homens e mulheres, de dietas ricas em MUFA (obtido a partir de óleo de amendoim e de azeite de oliva) relacionando com a oxidação da LDL. E mais: estudou o efeito da dieta em diminuir a taxa de colesterol.

Os resultados mostraram que a menor taxa de oxidação da LDL foi observada nos indivíduos que consumiram a dieta preparada com azeite de oliva em comparação ao óleo de amendoim e a dieta tipicamente americana: 35% das calorias obtidas a partir de gordura, sendo que os ácidos graxos saturados correspondem a 15%. E mais: tanto a dieta com baixo e elevado nível de MUFA diminui a taxa de colesterol e tem efeito semelhante na resistência da LDL em oxidar.

Referência Bibliográfica

HARGROVE,R.L.; ETHERTON,T.D.; PEARSON,T.A; HARRISON,E.H.; and ETHERTON,P.M.K. Low Fat and High Monounsaturated Fat Diets Decrease Human Low Density Lipoprotein Oxidative Susceptibility In Vitro. Journal of Nutrition (131):1758-1763. 2001.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções