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Farelo de aveia e azeite de oliva espanhol: para cuidar do coração

O farelo de aveia é um alimento 100% natural, integral e rico em fibras solúveis que traz o benefício de diminuir as taxas de colesterol do sangue. Ele é oriundo de um processo mecânico que separa a parte exterior do grão de aveia. Esta, por sua vez, faz parte do grupo de cereais como o arroz, o trigo e o milho. Pelo menos 14% do grão da aveia é constituído pelo farelo.

As fibras alimentares se distinguem por suas funções no organismo e são classificadas em duas categorias:

  1. Fibras solúveis: são aquelas que dissolvem em água e incluem a pectina, as gomas e certas hemiceluloses. O farelo de aveia é o principal representante deste grupo.
  2. Fibras insolúveis: não se dissolvem em água e são a celulose, a lignina, muitas hemiceluloses . As melhores fontes são o arroz e o trigo integral.


O maior benefício das fibras solúveis é controlar as taxas de colesterol, o seu consumo habitual diminui a taxa das LDL (lipoproteínas de baixa densidade ou mau colesterol). Sabe como? Elas são fermentadas, produzindo várias substâncias e uma delas - os ácidos graxos voláteis - são absorvidos para corrente sangüínea, chegam ao fígado e inibem a síntese de colesterol. E mais: elas aumentam a perda de colesterol pelas fezes.

Os medicamentos e os alimentos do estados Unidos são rigorosamente controlados pelo FDA (Food and Drug Administration). Em 1996, o FDA aprovou o farelo de aveia como um alimento que diminui o colesterol do sangue e, portanto, reduz os riscos de doenças cardiovasculares desde que associada com uma dieta sem exagero de gorduras, principalmente do tipo saturada.

Para chegar a tal recomendação os FDA avaliou 37 estudos clínicos conduzidos por especialistas, conduzidos por especialistas de renome, sobre o efeito do farelo de aveia e reviu as pesquisas sobre o mesmo assunto conduzidas pela FASEB (Federation of America Societies for Experimental Biology) publicados em 1987.

Não há mais dúvida: o farelo de aveia é um bom aliado para ajudar a diminuir e controlar as taxas de colesterol no sangue , mas não é só este seu benefício. Com o farelo de aveia há redução no risco de câncer de cólon, dos cálculos biliares e ajuda a perder peso.

Dose diária

Para ter todos os benefícios do farelo de aveia é preciso comer todos os dias 56 g do produro, o que equivale a 8 colheres das de sopa.

 

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