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Centeio e azeite de oliva: deliciosa combinação para cuidar do coração

Vários estudos epidemiológicos têm mostrado uma relação inversa entre o consumo de uma dieta rica em fibras e as doenças cardiovasculares. Das diferentes fontes de fibras (cereais, legumes e frutas) as encontradas nos cereais têm mostrado o melhor efeito na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Comparando as fibras insolúveis com as solúveis , estas últimas são as mais eficientes em diminuir as taxas de colesterol, pois elas são capazes de se ligar aos ácidos biliares (substância com elevada concentração) no intestino. Como resultado o colesterol não é reabsorvido e é excretado pelas fezes. Tal situação estimula a produção de mais colesterol no fígado. Por outro lado, a fermentação das fibras solúveis no intestino grosso produz ácidos graxos de cadeias curtas que inibem a síntese do colesterol.

As fibras solúveis possuem uma certa viscosidade e, por isso, podem retardar a absorção de alguns nutrientes. Tal fato pode ser observado na taxa de absorção carboidratos, que por sua vez leva à diminuição da resposta de insulina. Sabe-se que a insulina é uma das estimuladoras da síntese de colesterol. Assim, a fibra solúvel estaria mais uma vez contribuindo para a diminuição da taxa de colesterol e afastando o risco das doenças cardiovasculares.

Entre os cereais que mais tem sido estudado para controlar a taxa de colesterol a aveia está no topo da lista, devido à presença do ß-glucans, que produz uma modesta redução da taxa de colesterol em indivíduos com colesterol normal. Mas a redução é eficiente nos hipercolesterolêmicos.

A cevada e o arroz também ajudam a reduzir a taxa de colesterol , o primeiro deve-se à presença de ß-glucans solúveis. O arroz tem tal propriedade devido à uma substância insaponificável. Já fibra do trigo não tem qualquer efeito.

Os efeitos do centeio na taxa de colesterol

O centeio é um cereal muito consumido no norte da Europa, principalmente na forma de pão, sendo rico em fibras. Cada 100 g do cereal 16% é composto dela, sendo 60% de arabinoxilan, 15% de celulose e 9% de ß-glucan.

Muito tem sido pesquisado sobre o efeito das fibras do centeio em reduzir as taxas de colesterol . Os resultados são animadores, principalmente nos indivíduos que estão com elevadas taxas de colesterol, os hipercolesterolêmicos.

Um recente estudo do departamento de nutrição da universidade de Kuopio, na Finlândia, mostrou que realmente o consumo de pão de centeio é benéfico para o coração . Este estudo determinou o efeito do pão de centeio comprado com o pão de trigo refinado no colesterol do sangue em indivíduos com hipercolesterolemia. E mais: se há alteração da glicose e insulina plásmatica com o pão de centeio.

Para isso os cientistas estudaram 18 homens e 22 mulheres com elevada taxa de colesterol, durante 4 semanas. Neste período 20% da dieta era composta de pães de centeio ou de trigo refinado. Depois deste tempo, o colesterol diminuiu em 8% naqueles que comeram o pão de centeio e a LDL chegou a diminuir em até 12%.

Um fato interessante é que os homens foram os mais beneficiados. Já aqueles que comeram pão de trigo não apresentaram qualquer alteração. Por outro lado as taxas de glicose e insulina não foram alterada nem com o pão de centeio nem com o de trigo.

Pão de centeio com Azeite de Oliva Espanhol

Para ter todos os benefícios do pão de centeio é preciso comer diariamente pelo menos uma porção de 200 g. Para boa parte das pessoas esta é uma porção grande, pois elas estão acostumadas ao pão francês de 50 g. Com isso há diminuição de colesterol e devido ao elevado conteúdo de fibra do centeio pode-se até perder peso. Como se sabe, as fibras aumentam a saciedade.

Prepare o pão de centeio com azeite de oliva espanhol e tenha mais benefícios. As suas gorduras monoinsaturadas do azeite ajudam ainda mais no controle dos níveis de colesterol total e LDL-colesterol (mau colesterol).

A Casa do Azeite testou uma deliciosa receita com centeio e azeite de oliva espanhol. Para aumentar ainda mais a quantidade de fibras adicionamos ameixa seca e farelo de aveia. E mais: incluímos o gérmen de trigo, rico em vitamina E, outro bom companheiro do coração.

Veja a receita Pão de centeio com azeite de oliva espanhol

 

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