Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Lentilha e azeite de oliva espanhol

Da família das leguminosas, a lentilha, uma planta trepadeira originária da Ásia Central, já fazia parte do cardápio humano desde os tempos pré-históricos, sendo cultivada há 8 mil anos. Era conhecida pelos egípcios e persas, mas somente ganhou destaque na alimentação depois que chegou à Grécia.

Assim como os outros alimentos da sua família (feijão, soja, ervilha, fava e grão-de-bico) a lentilha é rica em proteínas, cálcio, vitaminas do complexo B. e, em particular, fibras.

Lentilha: fibras em abundância

O maior benefício da lentilha é a sua elevada quantidade de fibras. Uma porção de 100 g contém 30 g de fibras, o que já representa 50% a mais do que a recomendação diária. Por ser tão rica em fibras, a lentilha pode ser um coadjuvante importante na redução da taxa de gordura do sangue, quando elas estão acima do limite.

Outro grande benefício das fibras da lentilha foi constatado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Saskatchewan (Canadá) que estudou o efeito do consumo diário de 130 g de lentilha. Para isso, ele selecionou adultos de 19 a 38 anos do sexo masculino e testou uma dieta saudável e equilibrada em nutrientes, por três semanas. Após este período, o funcionamento intestinal foi melhor e bem mais intenso. O melhor funcionamento intestinal traz dois beneficios claros para a saúde:  ajuda a reduzir a taxa de colesterol do sangue e diminui o risco de aparecimento de câncer do intestino.

Lentilha e Azeite de Oliva Espanhol
Não é dificil perceber que preparações feitas com Azeite de Oliva e lentilhas são muito saudáveis e trazem benefícios para a saúde.
Conheça um bom exemplo para essa união: uma deliciosa receita de lentilha, cebola, ervas e azeite de oliva espanhol.

Veja a receita Salteado de lentilha com cebola e ervas

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções