Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Manjericão e azeite de oliva espanhol

Na realidade, o manjericão (Ocinum basilicum) é uma designação para várias espécies do gênero (família das labiadas). Nasceu na Índia e chegou na Europa no século XII, mas ganhou fama e notoriedade no mediterrâneo. Mas não é isso que dizem os genoveses. Eles acreditam que o manjericão é nativo de de suas terras. Dizem, ainda, que o verdadeira manjericão precisa da brisa de seus mares para dar o aroma perfeito. Aliás é de Gênova, a origem do pesto , o molho mais tradicional elaborado à base de manjericão.

Na Grécia ele ocupa lugar especial entre ervas e conhecido como basilikon, que significa real ou nobreza, devido ao seu maravilhoso aroma, próprio de um rei. Já na Itália, o manjericão simboliza o amor e, por isso mesmo oferecido à pessoa amada.

O manjericão é também conhecido como alfavaca, basílico, manjericão-comum e manjericão-de-folha-larga. Há mais de 60 variedades deles, com folhas de vários formatos, aromas e cores, como as verdes, roxas, púrpuras e as avermelhadas. Uma coisas todas elas tem em comum: folhas deliciosamente aromáticas.

Manjericão e azeite de oliva espanhol

Nada melhor que uma deliciosa preparação com molho temperado com manjericão. Mas fique sabendo que ele não é só sabor. O manjericão é uma erva que ajuda no processo digestivo , diminui os gases e combate as cólicas intestinais. E mais: esta erva é considerada um afrodisíaco.

Todos esses benefícios do manjericão se devem à vasta lista de substância presentes em suas folhas frescas e desidratadas. Nelas se encontram sibstãncias bioativas como a cânfora, o eugenol (também encontrado no cravo-da-índia), os flavonóides (substâncias antioxidantes) e limoneno (também encontrado no limão).

Se o azeite de oliva sozinho já tem uma infinidade de benefícios para o organismo, imagine aliado ao manjericão. Sem falar no sabor. Mas quem ganha mesmo é seu estômago e os processos digestivos.

O azeite de oliva e o manjericão deixarão seu dia-a-dia mais leve, mais aromático e mais saboroso. Experimente adicionar manjericão em um simples refogado de legumes com azeite de oliva espanhol, ou mesmo tempere sua salada habitual com manjericão macerado no azeite de oliva.

Experimente nossas receitas

Bruschetta ao pesto com mussarela

Molho ao pesto

Molho ao pesto com ricota

Geléia de manjericão

Curiosidade

O pesto foi criado pelos genoveses para que pudesse ser transportados à longas distâncias, como acontecia nas viagens na época de Cristovão Colombo, que não ficava sem este molho.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções