Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Tomate e azeite de oliva espanhol

Os tomates e os seus produtos são as melhores fontes de carotenóides (licopeno e ß-carotene), ácido fólico, potássio e vitamina C. Os seus benefícios para saúde deve-se principalmente aos carotenóides, mais especificamente ao licopeno, que aliás tem uma estrutura muito semelhante ao ß-carotene mas não tem atividade de provitamina A

O licopeno tem recebido muita atenção dos pesquisadores pela seu potencial em prevenir o câncer de próstata e as doenças cardiovasculares , graças a sua ação antioxidante. Trata-se de um pigmento lipossolúvel encontrados nos vegetais, principalmente, naqueles de cor vermelha, como o tomate incluindo os molhos, sucos, pastas e ketchup; goiaba, grapefruit rosa, melancia, romã.

Os tomates são uma das principais fontes de licopeno da dieta e o seu aproveitamento é maior a partir de molho e polpa processados do que no legume fresco, mesmo considerando o tratamento térmico. Estes resultados foram obtidos em um estudo conduzidos por pesquisadores da Universidade Wageningen, The Netherlands. Para chegar a este resultado eles estudaram dois grupos. O primeiro era composto de17 indivíduos que consumiam tomate levemente aquecido. O outro tinha 16 indivíduos que recebiam pasta de tomate submetida a 100°C por 1 hora. Os tomates processados ou não foram oferecidos por 4 dias, que representava 22 mg/dia de licopene. Após este período foi observado que a taxa de licopeno no sangue foi maior para o grupo que recebeu pasta de tomate processada.

Durante o período de estudo os tomates e os produtos derivados foram servidos como parte do almoço por quatro dias consecutivos e nem um outro vegetal, frutas ou outro derivado do tomate foi consumido.

A importância do licopeno

Uma elevada ingestão de licopeno a partir de tomate fresco, polpa e molho de tomate está associada com uma redução do risco do câncer de próstata. O interessante é que a polpa e o molho de tomate parecem ter efeito mais pronunciado no aumento da taxa de licopeno no sangue.

O tratamento térmico para produzir o molho e a polpa de tomate pode diminuir a concentração de micronutrientes quando comprado com o legume fresco, o que não acontece com os carotenóides, inclusive o licopeno. Isto significa que a quando se consome tomate cru as células dos vegetais ficam intactas e no processamento sob uma temperatura elevada elas se rompem aumento a biodisponibilidade do licopeno.

Licopeno e doença cardiovascular

O licopeno parece ter um efeito inibitório na síntese do colesterol , ação que aumenta a degradação das LDL (mau colesterol), diminuindo o risco de doenças cardiovasculares nas pessoas com elevada taxa de licopeno. O que mostra o benefício de se incluir alimentos ricos em licopeno na dieta habitual para diminuir o riscos destas doenças.

Mas não é só isso, ao contrário de outros carotenóides, o licopeno não se encontra em baixa concentração entre os fumantes, sugerindo uma atividade preventiva. Pois como é sabido os fumantes estão no grupo de maior risco para desenvolver as doenças cardiovasculares.

Molho de tomate e Azeite de Oliva Espanhol

Se a ordem do dia é uma dieta saudável, com uma dose balanceada em todos nutrientes e com alimentos que podem ajudar a afastar o risco de doenças nada melhor que o molho de tomate com o azeite de oliva espanhol. Os dois, além de uma dupla saborosa é claro, contêm ricas substâncias para a saúde como o licopeno e os ácidos graxos moninsaturados , que agem preventivamente diminuindo o risco de câncer de prostata e de doenças do coração. Há ainda estudos mostrando que o licopeno do tomate pode prevenir o aparecimento de câncer de pulmão.

Como visto o molho de tomate é o mais recomendado quando para o organismo receber uma boa dose de licopeno. Nada melhor que preparar um molho de tomate com um delicioso azeite de oliva espanhol e servir com uma boa macarronada. Mas caso você não queira ter muito trabalho e não quer abrir mão de uma boa dose de saúde, prepare uma simples salada de tomate regada com uma bom azeite de oliva espanhol.

Tomate e azeite de oliva espanhol escondem vários segredos para uma melhor qualidade de vida.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções