Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Nozes e azeite de oliva espanhol. Mais que sabor!

Pesquisa do cientista Joan Sabaté da Escola de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos em um estudo epidemiológico conduzido por 5 anos mostraram que o freqüente consumo de nozes protege contra as doenças isquêmicas do coração. Hábito este mais comum entre os vegetarianos, a população do mediterrâneo e os asiáticos.

Os adventistas do sétimo dia, da Califórnia são também grandes consumidores de nozes, o que levou a serem pesquisados. Os resultados foram animadores. Estudo epidemiológico com esta população mostrou que há uma relação significativamente inversa entre o elevado consumo de nozes e o risco de infarto e as mortes causadas pelas doenças isquêmicas do coração.

Outro documento elaborado pelo Departamento de Saúde da mulher de Iowa, nos Estados Unidos, relatou uma associação entre o consumo de nozes e a diminuição do risco de doenças isquêmicas do coração. Efeito protetor observado, ainda, nos homem e nos idosos. E mais: as nozes aumentam a expectativa de vida .

Mais que sabor!

É bem provável que o achado mais inesperado e surpreendentes nos últimos estudos epidemiológico é o da proteção contra as doenças isquêmicas do coração pelo consumo freqüente de nozes, responsável pela elevada taxa de mortalidade em homens e mulheres após a menopausa em todo o mundo.

A princípio as nozes eram consideradas alimento inadequado,principalmente para as pessoas com dieta para proteger o coração, devido à sua elevada quantidade de gordura. Ao mesmo tempo verificou-se que o elevado consumo de nozes pelos vegetarianos, população do mediterrâneo, da Ásia e os adventistas do sétimo dia da Califórnia chamou atenção por apresentarem menor risco do aparecimento de doenças isquêmicas do coração. O mais interessante: tais grupos apresentam um ótimo perfil de gorduras do sangue.

Consumo de nozes pelos vegetarianos

A freqüência e a quantidade de nozes consumidas é maior entre os vegetarianos do que os não-vegetarianos e trata-se de um hábito milenar entre os Indianos e os povos do Oriente.

As nozes são alimentos ricos em proteínas e gorduras. Os vegetarianos não a consideram como um snackou petisco e sim para melhorar a qualidade nutricional das refeições. Na realidade é uma fonte energética importante para este grupos.

Média de consumo diário de nozes entre os vegeratianos:

" Lacto-ovovegetariano: 30 g a 40 g;
" Vegetariano estrito: 50 g a 70 g.

Combinação saudável

Não se sabe com certeza o efeito das nozes na proteção do coração. Acredita-se que os seus consumidores habituais a usam como substituto parcial das proteínas das carnes, produtos lácteos e ovos, que são mais danosas ao coração. Tal fato é contestado, pois tantos os vegetarianos como os não-vegetarianos se beneficiam com o consumo de nozes.

Imagine então que proteção será dada ao coração quando nozes e azeite de oliva espanhol estiverem na mesma preparação. Pensando nisso, a Casa do Azeite Espanhol elaborou uma salada completa, que pode substituir uma refeição só com os bons companheiros do coração.

Salada de arroz integral, nozes e folhas

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções