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O que o pão tem de bom

O pão é um rico alimento, fonte de fibras, carboidratos complexos, proteínas, tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), niacina, cálcio e ferro. Dependo do processamento da farinha de trigo, parte das vitaminas podem ser perdidas.

O pão faz parte do grupo dos cereais, que representam a base da alimentação, por isso incluí-lo na dieta habitual é a recomendação dos especialistas em nutrição. O pão, principalmente, o integral ou o elaborado com cereais não refinados são boas fontes de fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino e a prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer. Para completar, aumentam a excreção do colesterol, o que é muito bom para prevenir o risco de doença cardiovascular.

Um adulto deve comer todos os dias de 20 g a 30 g de fibras e o pão é um grande aliado. Uma porção de 100 g fornece 2,5 g, já o integral chega a ter até três vezes mais, atendendo de 12,5% das necessidades até 35%. Como dá para notar, não dá para ficar sem o nosso pão de cada dia.

Pão na dose certa não engorda.
De forma errada, muitas vezes a retirada do pão é a primeira atitude de uma dieta com perda de peso. Na realidade é fonte de cardoidratos complexos, que compõem à base de nossa alimentação. A sua inclusão na dieta estimula a saciedade por ser rico em fibras.

Se você não quer exceder nas calorias, evite os pães amanteigados ou elaborados com muita gordura. Prefira os integrais. Para completar ,escolha com sabedoria o que passar no pão, pois os recheios podem se mais calóricos e menos saudáveis. Pão com manteiga é tradicional e gostoso, mas esta gordura é fonte de colesterol e de ácidos graxos saturados, declarados inimigos do coração. Os queijos amarelos, mortadela, presunto e salsicha têm o mesmo problema da manteiga. O melhor mesmo é optar por uma gordura saudável e o azeite de oliva é a melhor delas, além de ser uma mistura muito saborosa. Outras opções sãos os queijos magros e a geleia sem açúcar.

Pão com azeite de oliva, uma boa mistura para os praticantes de atividade física.
Uma alimentação equilibrada é o passo mais importante para manter o corpo em forma e, depois, praticar regularmente exercícios. O principal aliado dos praticantes de atividade física e do músculos são os carboidratos, fornecedores de energia.

Para ganhar músculos, recomenda-se comer todos os dias pães, massas, batata, mandioca e cereais. Os legumes e as frutas não devem faltar. O cuidado que deve ser tomado são com as gorduras e, de modo especial, as fontes de gordura saturada, que contribui no aumento de risco das doenças cardiovasculares. O melhor mesmo é optar pelo azeite de oliva.

Para o atleta, recomenda-se substituir a manteiga ou a margarina por azeite de oliva. O melhor é incluir na dieta diária duas a três porções de pão integral com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Esta combinação não é só saudável mas muito saborosa.

 

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