Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Linhaça e o azeite de oliva espanhol

A linhaça é um alimento funcional. Isso significa que ela está na categoria de alimentos que além de nutrientes contêm substâncias bioativas capazes de prevenir o aparecimento de doenças e a manter a saúde. Com os alimentos funcionais é possível comer bem e, ao mesmo tempo, afastar o risco de doenças.

No caso da linhaça, uma semente de cor marrom escura brilhante, as substâncias bioativas são:

1.      Ácidos graxos ômega 3: alfa-linolênico que corresponde a 57% da composição da linhaça.

2.      Lignana: um composto associado às fibras. A lignana é o item dessa semente  mais pesquisado ultimamente pelos cientistas.

O óleo de linhaça

O óleo de linhaça é rico em uma gordura chamada ácido alfa-linoléico (ALA) utilizada como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação sangüínea, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune e quebra de gorduras. É usado como coadjuvante no tratamento de asma e diabetes, e atenua a formação de radicais livres pelo stress. Oferece proteção contra certos tipos de câncer, como os de mama e do endométrio.

A semente da linhaça

A semente também tem o poder de afetar os níveis hormonais que estão envolvidos na progressão do câncer. A inclusão de linhaça como parte de uma dieta pobre em gordura pode retardar o crescimento de tumores em homens com câncer de próstata, de acordo com os estudos feitos por Wendy Demark-Wahnefried, do Centro Médico da Universidade Duke, em Durham, na Carolina do Norte, e sua equipe.

Linhaça e azeite de oliva espanhol: mais do que sabor

Como podemos utilizar a semente da linhaça? Para resolver esse problema a Casa do Azeite Espanhol criou uma deliciosa receita de pão integral com linhaça e azeite de oliva para você poder se beneficiar desses dois alimentos saudáveis, cujo uso habitual previne o aparecimento de doenças.

Conheça nossa receita

Pão de linhaça

Rendimento: 8 fatias de 60 g
Tempo de preparo: 25 minutos (mais 1 hora para a massa crescer e 25 minutos para assar)

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de leite . 120 ml
  • 1 tablete de fermento biológico . 15 g
  • 1 colher (sopa) de açúcar . 12 g
  • 1 colher (chá) de sal . 2,5 g
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo . 240 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva  espanhol. 50 g
  • 1/2 xícara (chá) de linhaça em grãos. 75

Modo de Fazer

  1. Coloque o leite em uma panela, leve ao fogo e aqueça por 2 minutos ou até amornar. Retire do fogo, despeje em uma tigela e junte o fermento biológico, o açúcar e o sal. Misture com uma colher até o fermento dissolver.
  2. Acrescente 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo e misture até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume.
  3. Em seguida, junte o restante da farinha de trigo alternando com 4 colheres (sopa) de azeite de oliva. Acrescente a linhaça e misture até a massa ficar homogênea. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa.
  4. Unte uma assadeira redonda (25 cm de diâmetro) com o azeite de oliva restante e enfarinhe. Dê à massa o formato redondo (como um pão italiano) e arrume-a na assadeira.
  5. Deixe o pão crescer em local aquecido por 20 minutos ou até dobrar de volume.
  6. Preaqueça o forno em temperatura média (180°C).
  7. Em seguida, leve a massa ao forno por 25 minutos ou até dourar e ficar firme ao tato. Retire do forno.

Valor nutricional por fatia

175 calorias; 24,5 g de carboidratos; 5,5 g de proteínas; 7,5 g de gorduras totais (1,5 g de saturada, 5 g de monoinsaturada e 1 g de poliinsaturada); 2 mg de colesterol; e 4 g de fibras.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções