Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Batata yacon e o azeite de oliva espanhol

A batata Yacon (Polymnia sonchifolia) pertence à família das Asteraceae vem sendo a cada dia mais conhecida pelos seus benefícios para a saúde. Trata-se de um tubérculo que está sendo considerado um alimento nutracêutico por ajudar a reduzir a taxa de açúcar do sangue quando consumida regular e repetido.

O poder da batata yacon reside no fato deste tubérculo, ao contrários de seus parentes como a mandioca, inhame, batata e cará, não é fonte de amido e sim de inulina, que um tipo de oligofrutano. Esta substância tem um elevada capacidade de adoçar e, ao mesmo, tempo um baixo valor calórico.

Diferenças entre o amido e a inulina

1.      O amido e a inulina são carboidratos complexos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. A diferença é que a inulina é composta na sua maioria por unidades de frutose (carboidrato simples) com uma de glicose terminal, sendo a ligação entre as moléculas de frutose do tipo b(2->1), ou seja, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose.

2.      A inulina tem valor calórico reduzido: 1 Kcal/g enquanto que do amido é de 4 Kcal/g). Isso se deve ao fato que as ligações entre as moléculas de frutose do tipo b(2->1) não são digeríveis no trato gastrintestinal e, por isso, chegam quase íntegras ao intestino grosso.

3.      A inulina ao chegar no intestino grosso é fermentada pela microflora: produzindo gases; ácidos graxos voláteis ou são excretadas. Por isso ela não aumenta a glicemia. Os ácidos graxos voláteis podem ser absorvidos e ao chegar no fígado reduz a síntese de colesterol.

Conhecendo a batata yacon

A batata yacon é também conhecida como polínia ou simplesmente como batata diet. Esta planta herbácea é oriunda dos Andes em região de grande altitude e baixa temperatura. Trata-se de um tubérculo de sabor e textura bem diferentes dos conhecidos habitualmente, lembrando mais uma pêra. No oriente ela já vem consumida em maior escala, principalmente, entre os diabéticos.

Alimentos fontes de inulina

Batata yacon, alho, cebola, chicória, alcachofra e banana

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções