Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Lechín de Sevilla, a oliveira da Andaluzia ocidental

A variedade Lechín de Sevilla é o quarto cultivo em importância na Espanha , ocupando uma área de 185 mil hectares, sendo conhecida também como simplesmente Lechín ou Ecijano e Zorzaleño. A sua localização se dá, fundamentalmente, na Andalucia ocidental, nas províncias de Sevilha e de Cádiz. E ainda: Córdoba, Málaga e Huelva.

O nome Lechín (que deriva de leche, leite em espanhol) se deve a cor esbranquiçada de sua polpa e de seu mosto oleoso (mistura de água de vegetação e azeite), que lembra o leite.

A oliveira
A variedade Lechín de Sevilla se caracteriza por ser muita vigorosa e de grandes raízes, de porte aberto e densidade espessa de sua copa. É uma arvore rústica e de fácil propagação vegetativa, tolerante a frio do inverno, a seca, a solos calcários e de má qualidade. Embora produtivo, sua floração é média.
A colheita é difícil e, noemalmente manual, devido à resistência ao desprendimento das azeitonas e o pequeno tamanho da azeitona.
A azeitona
A azeitona media tem aproximadamente 3 gramas e apresenta uma forma elipsoidal, ligeiramente assimétrica. Seu ápice é arredondado e, em algumas ocasiões, apresenta um pequeno bocal. Sua cor é negra, quando madura. Tem uma alta relação polpa/caroço, em média ela é de 7,2. Sua maturação é precoce, dura 44 dias.
Tem um baixo rendimento de gordura, em torno de 18%, mas proporciona um azeite de boa qualidade.
Característica da azeitona lechín de Sevilla
Peso da fruta: 3 g 
Relação polpa/caroço: 7,2 
Rendimento de gordura (%): 18,1 
Ácido oléico (%): 69,2 
Estabilidade do azeite (horas a 98,8 ºC): 60,8
 
O azeite de oliva da azeitona Lechín de Sevilla
O azeite obtido a partir da Lechín de Sevilla, devido a sua composição de ácidos graxos, é um pouco mais instável do que a picual, por exemplo, oxidando-se com mais facilidade. Em função disso, o azeite obtido a partir dele perde sua caracteristicas sensoriais mais rapidamente.
Existem diferenças, também, entre azeites Lechin produzidas nas regiões de Graditana de Olvera ou da Estepe, ambas em Sevillha.
1.       Azeite Lechin, de Graditana de Olvera: caracteriza-se pela cor verde-amarelada, com odor frutado fresco, de folha de erva verde. O sabor é de azeitona fresca, ligeiramente amargo e picante.

Azeite Lechin, de Estepe: tem a cor amarelo dourado, de odor afrutado, fresco e lembra erva recém-cortada. O aroma é limpo, fragante e o sabor suave com um ponto amargo e picante

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções