Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Empeltre: a oliveira típica de Aragón

Esta variedade tem sua origem na localidade de Pedrola (província de Zaragoza). Seu cultivo se estende desde as províncias de Lograno y Teruel, pelo vale de Ebro, até a província de Tarragona, incluindo as ilhas baleares.

O nome Empletre é oriunda de um termo catalão empelt, que significa enxerto, pois esta variedade se enxertou sobre uma oliveira mais antiga. Ela é também conhecida como simplesmente Aragonesa, Terra Alta , Ilei, Enxerto ou Mallorquina.
A variedade Empeltre é característica da comunidade de Aragón, ocupando 85% nas comarcas do baixo Aragón turolense, que corresponde a 36.000 ha. Tem o amparo da CR da DO Azeite do Baixo Aragón e se cultiva, principalmente, em três comarcas turolenses. São elas:
1.       Zona de Alcañiz
2.       Calaceite e Valderrobres
3.       Castellote e a Serrania de Montalbán
A oliveira
A Empeltre é variedade mais antiga da Espanha e a mais emblemática e abundante da comunidade Aragonesa. Trata-se de uma planta de grande vigor , com ramos erguidos e espessos. Sua copa apresenta tendência vertical e pode alcançar grande envergadura. A Empletre tem uma baixa capacidade de enraizamento, obrigando a sua propagação quase que somente por enxerto. As folhas são verdes escuras e bem brilhantes.
Esta variedade é sensível as geadas e o frio. Sua floração acontece na primeira dezena de maio.
 
A oliva Empletre e o seu azeite de oliva
A azeitona de forma alargada é assimétrica é de tamanho médio a pequeno, pesando em torno de 2,7 g e com uma relação de polpa/caroço de 5,3. Apresenta um rendimento graxo de 18,3%, mas pode chegar até 24%, dependendo do grau de maturidade do fruto.
A maturação de seus frutos é precoce, acontece desde a primeira semana de novembro ate a primeira de dezembro, o processo duran 39 dias. A baixa resistência ao desprendimento e o porte erguido de seus ramos o fazem ideal para colheita mecânica. É uma variedade muito apreciada por sua produtividade e pela excelente qualidade de seu azeite.
Característica da azeitona Empeltre
Peso da fruta
2,7 g
Relação polpa/caroço
5,3
Rendimento de gordura (%)
18,3
Ácido oléico (%)
69,6
Estabilidade do azeite (horas a 98,8 ºC)
58,3
O azeite da azeitona Empeltre
Os azeites dessa variedade tem cor amarelo-pálido quase que dourado na maioria dos casos, que se deve a colheita tardia desta variedade. Tem um odor apagado de fruta, muito agradável na boca e bem doce, que o fez conhecido em todo o mundo como o azeite do Baixo Aragón. O sabor nunca passa pelo amargo ou picante . Costumam deixar um sabor remanescente de amêndoa.
Por sua suavidade o azeite de oliva da variedade Empletre é ideal para mesclar com azeite de outras variedades que tenham sabor mais acentuado.

O azeite de oliva extra virgem da variedade Empletre da localidade de Calaceite corresponde a CR da DO Aceite del Bajo Aragón, de cor amarelo claro, transparaente, um suave odor afrutado e amendoado. Tem um sabor bem doce, fluido e quando degustado a textura lisa é percebida imediatamente. Não deixa sabor amargo nem picante.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções