Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Farga: uma variedade vigorosa

É uma variedade de grande longevidade e acredita que ela teve origem na Idade Média e chegou até a Cataluña pelas mãos de um frade, cujo o nome era Fargues, daí o nome desta oliveira. Adaptou-se muito bem nas terras espanholas e hoje é a terceira variedade de importância das Terras de l’Ebre e, também, abundante nos municípios tarraconenses de Uldecona, Freginals, La Sénia e Godall. Além das comarcas de Baix Ebre y del Montsià.

A oliveira

Também conhecida como farg a oliveira da variedade farga é uma das mais antigas da Espanha e muito resistente, tanto ao frio como a seca e a neve. A variedade Farga é uma planta porte aberto e apresenta uma grande densidade da copa. Uma das pricipais características desta variedade é a sua rusticidade e a maturação dos frutos (azeitonas) é precoce.

A oliva Farga

A azeitona Farga é usada, especialmente, para a produção de azeite tem uma cor negra brilhante na fase final de maturação. O tamanho do fruto é pequeno (média de 2,4 g) e de forma alargada.

O tempo de maturação da azeitona é o mais lento de todas as variedades espanholas, levando 54 dias. O fruto é resistente ao desprendimento dos galhos da oliveira e, por isso, a colheita é feita manualmente.

Característica da azeitona Farga

Peso da fruta

2,4 g

Relação polpa/caroço

4,4

Rendimento de gordura (%)

19,8

Ácido oléico (%)

70,5

Estabilidade do azeite (horas a 98,8 ºC)

38,7

O azeite da azeitona Farga

O conteúdo de azeite da azeitona da variedade Farga é bem elevado, a média é de 20%, mas chega a alcançar a 24%. O azeite de oliva desta variedade é considerado de excelente qualidade.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções