Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Blanqueta: uma variedade precoce

A oliveira blanqueta ou blanc roig ou blanquilla é a oliveira mais emblemática da Espanha . O nome blanqueta deve-se a coloração da azeitona, que é esbranquiçada quando já madura.
A oliveira
A variedade Blanqueta ocupa uma área de cultivo de 12.000 ha em três principais regiões: Alicante, Valencia e Murcia. Há pouco mais de 50 anos esta variedade começou a ser cultivada na Cataluña e hoje é cultivada nas comarcas do Vallès Ocidental de do Vallès Oriental.
Trata-se de uma planta de vigor pequeno a médio , com uma copa não muito densa, pois os galhos são curtos, grossos e com poucas ramificações. Tem folhas curtas, planas e com forma de uma elipse de cor verde bem escuro. As flores são pequenas mas abundantes.
A azeitona Blanqueta
A azeitona Blanqueta tem uma cor de madeira jovem ou quase vinho durante a maturação, tem um formato esférico-ovoidal, ligeiramente assimétrico, de tamanho pequeno (média de 2,1 g), mas algumas chegam a pesar 1,1 g. O ápice da fruta tem uma pequena protuberância. O caroço tem 83,5% a 86% do peso total da azeitona.
É uma variedade muito produtiva, de produção considerada precoce e sensível a mudanças bruscas de temperaturas. E mais: tem pouca resistência ao inverno e secas prolongadas.
O tipo de colheita recomendada é a manual, visto que o fruto é resistente ao desprendimento do galho. O fruto demora 50 dias para completar a maturação.
Características da azeitona Blanqueta
Peso da fruta
2,1 g
Relação polpa/caroço
6,7
Rendimento de gordura (%)
18,1
Ácido oléico (%)
56,9
Estabilidade do azeite (horas a 98,8 ºC)
27,1
O azeite da azeitona Blanqueta
Esta variedade é usada, principalmente, para o processamento e produção de azeite de oliva. O seu rendimento de gordura tem uma média de 18,1%, mas chega alcançar o máximo de 22%.
O azeite da azeitona Blanqueta é muito aromático e entre as variedades mais conhecidas da Espanha é o que tem a menor proporção de ácido oléico , mas apresenta elevado teor de ácido linoléico. Para completar é o menos estável.
Trata-se de um azeite com boa aceitação pelo sabor e pelo aroma.
 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções