Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

O papel da Espanha no comércio do Azeite de Oliva

Azeite de oliva está intimamente ligado à Espanha não só pelo papel histórico, cultural e gastronômico, mas também por razões econômicas e comerciais, uma vez que se trata do mais importante produto de exportação agroindustrial espanhol.

A Espanha é a líder mundial em produção de Azeite de Oliva. Sua produção anual oscila entre 700.000-800.000 toneladas, apesar de haver sido, em anos recentes, superada a marca de 1 milhão de toneladas. Com 250 milhões de oliveiras cobrindo mais de 2 milhões de hectares, a área cultivada de oliveiras representa 25% do total mundial. A Espanha é também o país exportador líder mundial de azeite de oliva, com a média, nos últimos dez anos, de 250.000 toneladas e cerca de 400.000 toneladas em anos recentes.
O Azeite de Oliva Espanhol é exportado para cerca de 100 países em cinco continentes, sendo que os principais mercados variam de acordo com o tipo de exportação: a granel (principalmente para outros países europeus) ou envasada (diretamente para consumidores, restaurantes, varejistas e para as melhores lojas gourmets ao redor do mundo).
Na categoria a granel, a Itália é o principal comprador, sendo seguida pela França, Portugal e Grã-Bretanha.
O azeite de oliva espanhol envasado é exportado principalmente para Austrália, Estados Unidos, Brasil, Japão e França.
A Espanha, apesar de manter sua posição nas exportações a granel, tem realizado importantes incrementos de exportação em azeite envasado, que dobrou em anos recentes e continua a crescer.
Regiões produtoras
Devido a seu complexo relevo, a Espanha tem uma surpreendente quantidade de clima e micro climas e variados tipos de solo. Essas condições geográficas implicam muitas variedades de oliveiras, que normalmente estão associadas a áreas específicas nas quais podem crescer. A produção de azeite de oliva na Espanha está distribuída nas seguintes áreas:
Andaluzia: É a maior região produtora do mundo. Produz entre 75% e 80% dos azeites da Espanha, tendo cerca de 165 milhões de oliveiras das quais 50% estão localizados em Jaén (a principal área de produção do mundo), 30% em Córdoba e os restantes 20% em Sevilha, Málaga e Granada e, em menores quantidades, Huelva, Almeria e Cadiz.
Castilla La Mancha: Essa é a segunda maior região produtora, tendo Toledo e a Ciudad Real entre suas mais produtivas províncias. A produção dessa região varia entre 7% e 12% do total nacional.
Extremadura: É a terceira maior região produtora, com cerca de 5 a 6% do total nacional concentrada em duas províncias - Cáceres e Badajoz.
Catalunha: Essa é quarta região produtora, com cerca de 3% a 4% da produção nacional, tendo como províncias mais representativas Tarragona e Lerida.

Aragão, Valencia, Navarra, Murcia e Ilhas Baleares produzem os restantes 1% a 2% da produção espanhola.

 

 

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções