Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Tudo Sobre o Azeite de Oliva Espanhol

O Azeite de Oliva

·         O azeite de oliva é um produto obtido a partir de azeitonas (Olea europaea L.), tratando-se de um sumo de frutos. Desta designação são excluídos produtos obtidos com ajuda de solventes ou misturas com outros tipos de óleos.
·         O ar, a luz e o calor afetam o azeite de oliva, por isso, convém conservá-lo em embalagens lacradas, em temperatura ambiente e distante da incidência direta da luz.
·         A cor não indica a qualidade de um azeite de oliva.
·         De forma diferente do que acontece com alguns vinhos, o azeite não melhora com o tempo, devendo ser consumido o quanto antes, de preferência dentro do primeiro ano de produção. Quando bem conservado, seu prazo de validade é de três anos.
A Oliveira
·         São necessários entre quatro e cinco quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite de Oliva.
·         Somente na Espanha existem cerca de 260 tipos diferentes de azeitonas.
·         A idade da oliveira não influi na qualidade do fruto, mas sim na sua produtividade, ou seja, na quantidade de frutos produzidos.
·         O ciclo de vida de uma oliveira tem início com cinco ou dez anos de idade e a partir dos cem anos, sua produtividade começa a declinar.
·         A cor não indica a variedade da azeitona, mas a fase de maturação em que ocorreu sua colheita. As azeitonas são verdes no começo do seu ciclo de amadurecimento e se tornam negras no final.
Azeite de Oliva Espanhol e Saúde
·         O azeite de oliva virgem é puro sumo de frutas, no caso da azeitona, sem aditivos ou conservantes.
·         O azeite de oliva espanhol contém entre 60% ou 80% de gorduras mono saturadas (ácido graxo oléico, em particular). Essa concentração ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) e conserva o bom colesterol (HDL).
·         O azeite de oliva possui vitaminas lipossolúveis, ou seja, a A, a D, a K e especialmente a E.
·         Vários cientistas concluíram que o azeite de oliva reduz o risco de enfermidades coronárias, alguns tipos de câncer e ajuda a regular a pressão sanguínea.
·         Na composição do azeite de oliva existem substâncias antioxidantes (vitamina E, e outras vitaminas lipossolúveis). Dessa forma, facilita o fluxo cardiovascular e ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células. O azeite de oliva facilita a digestão e favorece a absorção de cálcio.
O Azeite de Oliva Espanhol e a Gastronomia
·         Ao fazer salada, regue com azeite de oliva espanhol antes de jogar o sal, o vinagre ou o limão. Assim o azeite proporciona uma cobertura protetora evitando que os vegetais murchem.
·         Colocar um pouco de azeite de oliva espanhol na água na qual será cozido o macarrão, evita que a massa grude.
·         O azeite de oliva espanhol é excelente para untar carnes de churrasco pois ajuda a conservar os seus sucos naturais.
·         Para marinar a carne, utilize o azeite de oliva espanhol, pois o resultado será mais saboroso e a ação das especiarias e das ervas aromáticas mais eficiente.
·         Um dos tira-gostos mais queridos da Espanha é também um dos mais simples de fazer: passe um alho sobre um pão tostado, em seguida passe um tomate bem maduro e regue com um bom azeite de oliva espanhol.
 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções