Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Quiz Olimpico: Jogos olímpicos, Atenas e as oliveiras

| Imprimir |

Estamos em plena Olimpíadas. Cerca de 242 usuários da Casa do Azeite Espanhol entraram no ritmo de nosso quiz olímpico e responderam corretamente 100% das perguntas. Como prêmio, receberam, inteiramente grátis, um exemplar do livro Molhos com Azeite de Oliva Espanhol. Conheça a promoção e fique de olho na próxima.

Os jogos olímpicos Atenas 2004 são um momento de reencontro de antigos atores. Os próprios jogos, a cidade de Atenas e, pasmem, as oliveiras se entrelaçam em uma trama cheia de significados, alguns mitológicos outros, de fato, históricos, que remontam aos primeiros dias da historia do mundo ocidental.

 

Começando pelo próprio nome da cidade de Atenas, uma homenagem à deusa da sabedoria da mitologia grega de mesmo nome, a oliveira teve um papel destacado. Diz a lenda que havia uma dúvida entre chamar a cidade de Atenas ou Netuno, deus dos mar. Diante do impasse, Zeus decidiu que aquele que desse o melhor presente à cidade receberia a homenagem. Foi uma contenda difícil, pois Netuno fez surgir o cavalo, ferramenta importantíssima para a locomoção e para a agricultura, mas que foi ofuscado pelo presente de Atenas: a oliveira e seu produto nobre, o azeite.

 

Em outra passagem da mitologia grega, a própria origem dos jogos olímpicos está ligada ao primeiro dos doze trabalhos de Hercules, a limpeza dos estábulos do rei grego Augeus. Após ter executado com destreza seu desafio, o rei Augeus não cumpriu a promessa de pagamento feita. Irritado, Hercules o enfrenta, vence seu exército e a ele próprio, que acaba morto. Diante dos ânimos sucumbidos da guerra fratricida, Hercules decide criar os jogos em homenagem a seu pai, Zeus, que acabaram unindo novamente os povos gregos. Portanto, desde sua criação, os jogos olímpicos são uma celebração à paz e à reconciliação. Com um mundo atual, igualmente abalado por guerras, foram esses valores ancestrais que embasaram os valores dos jogos olímpicos de 2004: tradição, participação, celebração e espírito humano.

 

É celebre também a tradição, que de acordo com a lenda foi iniciada pelo próprio Hercules, de coroar os vencedores das provas olímpicas com um ramo de oliveira, que servia de reconhecimento à vitalidade demonstrada. Tal como ocorre nos dias de hoje com as medalhas olímpicas, os ramos olímpicos eram orgulhosamente portados pelos atletas vencedores. Para a confecção da coroa olímpica, ramos de oliveiras eram respeitosamente recolhidos por facas de ouro.

 

E foi assim, nessa nuvem de fatos e mitos, que a oliveira se transformou em um dos mais amados e definitivos símbolos da Grécia e, posteriormente, das nações mediterrâneas. Em outras culturas do mundo transformou-se em um símbolo de paz e liberdade. Cercadas de tanta tradição, as oliveiras não poderiam deixar de influenciar os símbolos olímpicos. Um ramo de oliveira em forma de semicírculo, por exemplo, é o logotipo das olimpíadas Atenas 2004. Ele representa um convite para humanidade viver o espírito olímpico. Outro símbolo, a tocha olímpica, desenhado pelo designer Andréas Varotsos, expressa o ideal clássico dos gregos, metron ariston  o equilíbrio é o ideal. Para representá-lo, o artista escolheu elaborar a tocha com dois materiais (metal e madeira) harmonicamente entrosados. Agora, adivinhe em que foi inspirado o formato da tocha olímpica 2004? Um doce para que respondeu folha de oliveira. E de que madeira é feita a tocha? Outro doce, para você, se respondeu oliveira.

 

 Cerca de 242 usuários da Casa do Azeite Espanhol entraram no ritmo de nosso quiz olímpico e responderam corretamente 100% das perguntas. Como prêmio, receberam, inteiramente grátis, um exemplar do livro Molhos com Azeite de Oliva Espanhol. 

 

Veja a lista dos ganhadores

 

Quiz Olímpico

(A resposta certa está em negrito)

1  O que era entregue aos vencedores de cada modalidade nas antigas olimpíadas?

a)     Um pote de mel, representando a doçura da vitória.

b)     Um ramo de oliveira, representando a vitalidade demonstrada nas provas.

c)      Um pote de azeite de oliva, representando o respeito da platéia.

 

2  Qual são os significados conhecidos mundialmente da oliveira?

a)     Riqueza e felicidade.

b)     Saúde e inteligência.

c)     Paz e liberdade.  

 

3 - Qual entidade da mitologia grega inventou a oliveira?

a)     Atenas

b)     Zeus

c)      Baco 

 

4  Com que instrumento eram recolhidos os ramos de oliveira usados para premiar os vencedores das modalidades nas antigas olimpíadas?

a)     Com as tiaras de belas virgens da Grécia

b)     Com cetros dos reis gregos.

c)      Com uma faca de ouro exclusiva para essa finalidade.

 

5  No formato de que parte da oliveira foi inspirada a tocha olímpica 2004?

 

a)     Na raiz da oliveira

b)     No tronco da oliveira

c)     Na folha da oliveira.

 

6  Do que é feita a tocha olímpica 2004?

a)     Somente da madeira da oliveira

b)     De madeira de oliveira e de metal

c)      Principalmente de madeira da raiz da oliveira.

 

7  A qual entidade da mitologia grega é atribuída a invenção das Olimpíadas?

a)     Apolo

b)     Hercules

c)      Mercúrio

 

8  Quais são os valores das olimpíadas de Atenas 2004?

a)     Celebração e participação.

b)     Tradição, celebração e participação.

c)     Tradição, celebração, espírito humano e participação.

 

9  O que representa a ramo de oliveira em formato aberto e circular do logotipo dos Jogos Olímpicos Atenas 2004?

a)     Uma homenagem às olimpíadas praticadas na antiga Grécia

b)     Um convite à humanidade para viver o espírito olímpico.

c)      Uma alusão ao formato no qual foi construída a vila olímpica.

 

 

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções