Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

As 21 respostas mais freqüentes sobre Azeite de Oliva Espanhol

| Imprimir |

Sobre o azeite de oliva

1. O azeite de oliva é produto obtido a partir de azeitonas (Olea europaea L.), tratando-se, portanto, de um sumo frutos, excluindo-se dessa designação produtos obtidos com ajuda de solventes ou misturas com outros tipos de óleos.

2. O ar, a luz e o calor afetam o azeite de oliva.

3. Por isso, convém conservá-lo em embalagens lacradas, em temperatura ambiente e distante da incidência direta da luz.

4. A cor não indica a qualidade de um azeite de oliva.

5. De forma diferente do que acontece com alguns vinhos, o azeite não melhora com o tempo, devendo ser consumido o quanto antes, de preferência dentro do primeiro ano de produção.

6. Quando bem conservado, seu prazo de validade é de três anos.

Sobre o cultivoda oliveira

7. São necessários entre 4 e 5 quilos de azeitonas para produzir 1 litro de azeite de Oliva.

8. Somente na Espanha, existem cerca de 262 tipos diferentes de azeitonas.

9.A idade da oliveira não influi na qualidade do fruto, mas sim na sua produtividade, ou seja na quantidade de frutos produzidos.

10. O ciclo de vida comercial de uma oliveira começa entre os 5 ou 10 anos de idade e a partir dos 100 anos sua produtividade começa a declinar.

11. A cor não indica a variedade de azeitona, mas a fase de maturação em que ocorreu sua colheita. As azeitonas são verdes no começo de seu ciclo de amadurecimento e se tornam negras no final.

Sobre a relação do azeite de oliva com a saúde

12. O azeite de oliva virgem é puro sumo de frutas, no caso da azeitona, sem aditivos ou conservantes.

13. O azeite de oliva contém entre 60% ou 80% de gorduras monoinsaturadas (ácido graxo oléico, em particular). Essa concentração ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) e conserva o bom colesterol (HDL).

14. O azeite de oliva possui vitaminas lipossolúveis, ou seja, a A, a D, a K e especialmente a E.

15. Vários cientistas concluíram que o azeite de oliva reduz o risco de enfermidades coronárias, alguns tipos de câncer e ajuda a regular a pressão sanguínea.

16. Na composição do azeite de oliva existem substâncias antioxidantes (vitamina E e outros tocoferois). Dessa forma, facilita o fluxo cardiovascular e ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células. O azeite de oliva facilita a digestão e favorece a absorção de cálcio.

Sobre o uso do azeite de oliva na gastronomia

17. Ao fazer salada, regue com azeite antes de jogar o sal, o vinagre ou o limão. Assim o azeite proporciona uma cobertura protetora evitando que os vegetais murchem.

18. Por um pouco de azeite na água na qual será cozido o macarrão, evita que ele grudem uns nos outros.

19.O azeite de oliva é excelente para untar carnes de churrasco, pois, dessa forma, ajuda a conservar os seus sucos naturais.

20. Para marinar carnes utilize o azeite de oliva, pois a preparação resultará mais saborosa e a ação das especiarias e das ervas aromáticas, mais eficiente.

21. Um dos tira-gostos mais queridos da Espanha é também um dos mais simples de fazer: passe um alho sobre um pão tostado, em seguida passe um tomate bem maduro e regue com um bom azeite de oliva espanhol.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções