Azeite de Oliva Espanhol Azeite de oliva espanhol

Azeite sua vida!

Voltar para a home

Salada de pinhão e agrião

| Imprimir |

Preparação original composta por ingredientes simples, como o pinhão que é a semente comestível da pinha, típico do inverno. Depois de cozido e descacada a semente é consumida in natura ou usado na elaboração de doces, farofas e bolos. O pinhão tem um sabor suave, textura macia macia e muito agradável. Nesta preparação as sementes foram usadas na elaboração de uma salada com cebola e agrião. Servida com um molho agridoce à base de vinagre que valoriza os sabores dos demais componentes da preparação. O resultado é excelente.

Rendimento: 4 porções de 220 g
Tempos de preparo: 30 minutos (mais 1 hora de cozimento mais 15 minutos de ação sanitizante.)


Receita enviada por Claudia Padilha Devechi

Ingredientes

  • 1/2 kg de pinhão
  • 1 xícara (chá) de cebolinha-verde picada finamente . 40 g
  • 1 maço grande de agrião . 145 g
  • 1 cebola roxa média . 135 g

Molho

  • 1 limão médio . 135 g
  • 1 colher (sopa) de molho à base de mostarda . 15 g
  • 1 colher (sopa) de mel . 25 g
  • 5 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol . 50 g
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Fazer

  1. Lave os pinhões e coloque em uma panela de pressão com 1 litro de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto por 5 minutos ou até atingir pressão. Abaixe o fogo. Cozinhe por mais 1 hora ou até os pinhões ficarem macios. Retire do fogo, deixe sair a pressão da panela e abra-a. Despreze a água em que os pinhões foram cozidos. Descasque os pinhões e corte-os em rodelas finas. Despeje-os em uma tigela e reserve.
  2. Limpe a cebolinha retirando as folhas murchas e lave-as. Limpe o agrião, desprezando os talos mais duros e lave as folhas, uma a uma.
  3. Coloque a cebolinha e o agrião em uma tigela com solução sanitizante. Siga as instruções do fabricante. Em seguida, escorra a solução e seque a cebolinha-verde e o agrião com toalha de papel. Pique a cebolinha-verde em pedaços bem pequenos, meça 1 xícara das de chá reserve.
  4. Descasque a cebola, lave-a, corte em pedaços bem pequenos e coloque em uma tigela com o pinhão, o agrião e a cebolinha. Misture delicadamente e reserve.
  5. Molho: lave o limão, parta-a ao meio, esprema (espremedor próprio) e coloque em uma tigela o suco de limão, a mostarda, o mel, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa bem até formar uma mistura homogênea. Distribua sobre a salada e sirva.

Valor nutricional por porção
393 calorias; 58 g de carboidratos; 4,5 g de proteínas; 15,5 g de gorduras totais (2 g de saturada, 10 g de monoinsaturada e 2 g de poliinsaturada); 0 mg de colesterol; 11 g de fibras; 2,5 mg de ferro; e 109 mg de cálcio.

 

Azeite de Oliva Espanhol

Unión Europea - Fondo Europeo de Desarrollo Regional - Una Manera de Hacer Europa

ICEX

Space Produções